RSS e ATOM o que é e como usar.

RSS e ATOM são algumas das grandes inovações da web nos últimos anos ( características da chamada web 2.0 ) e são ferramentas muito úteis que eu pretendo explicar nesse post.

A internet é uma grande coleção de sites, certo?
Esses por sua vez são uma coleção de artigos, como de um jornal, certo?
Imagine agora que você pudesse ter um programa que vê a internet como um grande jornal e os cadernos são os sites que você escolher, que são atualizados automaticamente assim que novos artigos são publicados… isso seria ótimo não?
É exatamente isso que o RSS e o ATOM proporcionam, eles são um endereço que se atualiza automaticamente sempre que novos artigos aparecem nos sites. A maioria dos sites hoje em dia tem RSS ou ATOM (este blog têm). Outra vantagem é; as notícias em RSS carregam mais rápido e você pode escolher para ler somente as que te interessam ao invés de carregar o site inteiro e procurar pela notícia que te interessa e só então ler.
Agora que já se sabe o que são, falta saber como conseguir os feeds (como são chamados os endereços do RSS ou do ATOM) e como usá-los com um programa.

Para conseguir, existem duas formas, a primeira é diretamente no navegador, ao lado do endereço da página onde você se encontra, vou usar como exemplo a página deste blog (mas funciona com qualquer outro blog que você visite regularmente) e o navegador Mozilla Firefox (o comportamento é muito parecido no InternetExplorer7 e no Safari). Na barra de endereço você deve estar vendo algo assim:

Quando você clicar nesse ícone, as notícias vão aparecer no formato RSS, não parece algo muito útil certo? Calma, ainda vai ser.
Nos sites onde você não encontrar esse ícone (poucos hoje em dia) você deve procurar por links no próprio site com o ícone do RSS ( este laranja ou bem parecido) e com as palavras ‘feed’ ou ‘RSS’.

Ok! hora de transformar isso em algo útil, para isso precisaremos de um Agregador de RSS, neste tutorial ensinarei a usar o Google Reader, que além de gratuito, funciona em qualquer sistema operacional e em qualquer lugar que você estiver, assim você pode ler algumas notícias no trabalho e acabar de ler em casa sabendo onde parou.
Para usar o Google Reader é preciso ter uma conta google, algumas feeds RSS e um mínimo conhecimento de inglês para operá-lo. Vou explicar com imagens como proceder.
Após criar sua conta e entrar no google reader você verá uma página com uma barra lateral assim:

Google Reader
Clique para aumentar
Perceba que o endereço colocado é o da feed (ou seja, o que aparece após clicar no botão RSS) e não o do site.
Com alguns sites seu google reader deve ficar mais ou menos assim:

Como você pode ver o RSS tem várias outras funções que o tornam uma poderosa ferramenta, dentre elas destaco, a habilidade de rapidamente ler o resumo das notícias sem carregar o site, poder marcar artigos como favoritos, ler notícias de sites diferentes em um mesmo lugar, entre outras que cada um acha mais ou menos útil para si.
Fico por aqui, espero que gostem.

Technorati Tags: ,

Publicado em Tutoriais. 1 Comment »

Uma resposta to “RSS e ATOM o que é e como usar.”

  1. Kin Says:

    Sr.Vitor

    Posso estar enganado, mas o senhor foi uma das pessoas mais inteligentes que encontrei na web.Se precisar de meus links ( o que duvido ) é só responder essa mensagem.

    Thales Valença


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: