NetMovies, a NetFlix brasileira (?)

Fiquei sabendo hoje, que foi lançado por aqui um serviço parecido com o NetFlix, o NetMovies. A idéia por trás destes sites é que  você paga uma assinatura mensal e pode por mês alugar quantos filmes quiser dês de que seja X por vez ( X depende do seu plano) e ficar com eles o tempo que desejar, só podendo pegar mais filmes quando devolver os que estão com você. O aluguel e devolução dos filmes é feito direto na sua casa, sem necessidade de ir à uma loja física. No site é possível montar uma linha com os futuros filmes que você quer ver, assim sempre que você devolver um, o próximo na fila é enviado a você. 

O NetFlix é um grande sucesso nos Estados Unidos e eu não via a hora de lançarem um serviço parecido no Brasil, e hoje quando vi o email de propaganda do NetMovies (não foi spam, recebi pois ainda recebo newsletters do Hands – da época que eu tinha um PDA) fiquei muito animado com a novidade.

Qual não foi minha decepção quando, ao entrar no site, me deparei com duas informações inacreditáveis.

1- catálogo de aproximadamente 380 títulos…

2- Plano mais barato de R$28 por mês – dá direito a locação de um filme por vez, o próximo plano, R$39 !

Fiquei chocado com os preços, (só para comparar o mesmo plano de um filme por mês no NetFlix sai por 9 dólares, algo em torno de R$17) e resolvi escrever uma carta aberta ao NetMovies (que promete responder individualmente cada sugestão) e coloco ela aqui. 


Sinceramente, parabéns, acredito que faltava um grande player no mercado de locação de filmes no Brasil, principalmente no formato da NetFlix.

Tenho em mente como deve ser difícil começar um negócio assim no Brasil (devido, entre outros fatores à pirataria) e como deve ter sido complicado conseguir venture capital para isso.

No entanto, gostaria de fazer  algumas sugestões/críticas:

a) 380 títulos é um catálogo minúsculo de filmes, nenhum banner vai me fazer pensar diferente. Colocar em um anúncio no canto da tela ‘mais filmes no catálogo que qualquer locadora’ é me chingar de burro.

b) Tendo em vista o que eu já citei (dificuldade de começar um serviço como o NetMovies no Brasil) aliado a um mínimo conhecimento de capitalismo de escala, sei como os primeiros consumidores sempre acabam pagando mais, pios enviar para poucas pessoas é muito mais caro do que para muitas ( o custo cai para cada cliente a medida que se tem mais clientes)… mas historicamente no Brasil as empresas sempre seguem o mesmo caminho (de não baixar preços apesar do aumento de clientes) mantendo altas taxas de lucro e poucos e insatisfeitos clientes. Primeiramente espero que vocês não caiam nesta armadilha e em segundo lugar gostaria de questionar o preço.

R$28 reais mensais é o equivalente a no mínimo 4 filmes na sua maior concorrente única (Blockbuster) e muitos mais em outras locadoras menores pulverizadas por São Paulo (que tem a vantagem sobre a Blockbuster de um ótimo atendimento e prazos flexíveis, além de preços menores). Isso já indica um lado da questão, a do preço relativo.

Abordando o preço absoluto fica ainda mais claro para mim que o valor de R$28 mensais para um filme é extremamente alto. Convertendo para dólar (sendo generoso e colocando uma taxa de cambio de 1,9) esta assinatura custa US$14 comparando com US$9 do netflix (que tem um catálogo de 90 mil títulos, algo que por mais promissor que seja o NetMovies, demoraria no mínimo 2 anos para atingir o catálogo do netflix – isso implicaria em um aumento de 26% a cada mês, sobre o mês anterior, durante todos os meses). Voltando a diferença de preços, ela gira em torno de 64% o que também não é explicado pelo custo do DVD (onde os preços ao consumidor são próximos, e para lojas de locação também devem ser – corrijam-me se estiver errado) nem pelo transporte (um motoboy no Brasil é com certeza mais barato do que lá).

Depois de pensar nisso, volto à idéia da economia de escala e imagino o quanto mais caro é para vocês cada consumidor do que para o NetFlix, mas ao mesmo tempo comparo os dois e vejo que aquele é muito melhor além de ainda existirem grandes concorrentes para vocês no Brasil, e, em última instância, o consumidor não tem ‘culpa’ da falta de escala do mercado, na verdade poucos irão achar o serviço atraente, se pensarem nos preços relativos (considerando consumidores eficientes).

 

Gostaria apenas de deixar minhas impressões e minhas perguntas, pedindo dês de já que seja dada a mínima atenção a minha mensagem que cuidadosamente escrevi. Aviso ainda que está será publicada no formato de ‘carta aberta’ no meu blog https://pensegeek.wordpress.com/ assim como eventuais respostas.

 

Agradeço dês de já a atenção, desejo uma boa sorte e espero ser cliente de vocês num futuro próximo se o serviço corresponder com o que imagino.

Vitor Pose Martinez

 

 

 

Quero deixar claro que adoraria poder assinar um serviço assim, mesmo sabendo que ainda tem poucos títulos.

A minha sugestão para o NetMovies seria criar algo como um preço menor para os primeiros assinantes durante o primeiro ano (enquanto aumentam o catálogo) e definitivamente abaixar o preço das assinaturas, criando também assinaturas com limite (pode alugar até 4 filmes diferentes por mês) e preços bem baixos.

Assim que receber uma resposta coloco aqui.

-edit: 04/Out/2010
uso o serviço ha 6 meses e recomendo. o catálogo está muito mais robusto e novos planos (como por exemplo 4 filmes por mês) existem. A entrega foi melhorada e está mais ágil.

5 Respostas to “NetMovies, a NetFlix brasileira (?)”

  1. Net Movies - Resposta « Pense Geek Says:

    […] Por gansinho Categorias: Uncategorized Recebi a resposta do Net Movies (ver último post) e antes de postá-la, tenho algumas considerações: – Errei no número de filmes, realmente o […]

  2. Jean carlos Machado Says:

    Olá, em Curitiba este sistema já funciona desde 2005, aqui ele se chama Cine Express, vale a pena conferir (www.cineexpress.com.br)

  3. Luigi_l Says:

    Sou assinante da NetMovies desde o começo do ano e nunca tive problemas! As entregas sempre rolaram numa boa e acervo das caras e insuperavel! Vale a pena, principalmente pra que curte cinema!
    Alem disso uns meses atras eles lançaram um serviço de streaming, da pra assistir filmes online tipo You Tube! eh animal, vale a pena [ e os planos são super em conta!]

  4. codeerror Says:

    Não recomendo a NetMovies, eles não tem SAC, o número anunciado no site simplesmente não atende, fica tocando uma gravação por 58 segundos e a ligação cai.
    Não é raro dar problemas, e quando tenta resolver, não tem pra onde ligar, o sac por e-mail também não funciona, nenhum dos meus chamados foram respondidos, em semanas.
    Quando cancelei a assinatura, eles continuaram debitando o valor da minha conta, estou tentando receber meu dinheiro até agora, mas não consigo falar com ninguem! Quando ligo no setor de compra e falo meu problema eles falam que vão transferir para o cancelamento e desligam o telefone.

    Não assinem NetMovies!

  5. Elpidio Says:

    Amigos do Brasil, NAO vamos seer EXPLORADOS por essay gal era que esta oferecendo service semelhante a Netflix!!!.
    Aquino nos EUA o usuario paga U$ 7,50 Por MES, com dirreito de assister QUANTOS films (ou documentaries) quiser. Vamos come car a campanula para evitar isso no Brasil.
    Elpidio (estou de vuagem em NY mas Moro em Fortaleza).


Deixe uma resposta

